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Plano Diretor de Informática

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do CPS representa um conjunto de iniciativas, determinadas a partir da realização de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações para atendimento às necessidades institucionais do CPS.

O PDTIC é um instrumento construído em parceria com as diversas áreas e aprovado pelas instâncias superiores do CPS e COETIC, estando a execução do plano sob a coordenação e gestão da UTIC.

INICIATIVAS DO CPS

O PDTIC do CPS é composto por iniciativas que se configuram como projetos, cada uma com a sua descrição, prioridade, prazo e estimativas de progresso.

Para conhecer as iniciativas do PDTIC, clique num dos links a seguir:

A CONSTRUÇÃO DO PDTIC

O PDTIC foi motivado pelo atendimento ao DECRETO Nº 67.799, DE 13 DE JULHO DE 2023, que instituiu a Estratégia de Governo Digital para o período de 2023 a 2026, no âmbito da Administração Pública direta e autárquica do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.

O decreto estabeleceu os seguintes princípios, que nortearam a construção do PDTIC:

I – Disponibilidade e acesso: Este princípio enfatiza a importância de priorizar o administrado, ampliando o acesso e a efetividade dos serviços públicos. Isso inclui o uso de plataformas tecnológicas resilientes e de alto desempenho para garantir que os serviços estejam sempre disponíveis.

II – Universalidade digital: Busca promover a inclusão digital de toda a coletividade, visando ampliar o acesso a ferramentas tecnológicas.

III – Automação e Inteligência Artificial: Esse princípio destaca a importância de investir em tecnologia e inteligência artificial para automatizar processos. Isso permite que os recursos humanos sejam alocados em atividades que exigem intervenção humana devido à sua natureza ou complexidade.

IV – Desburocratização: visa a otimização de processos e rotinas, bem como a redução de etapas, tempo de resposta e exigências prescindíveis, propiciando uma melhora no ambiente de negócios, facilitando o acesso aos serviços públicos e promovendo maior eficiência na administração pública.

V – Interoperabilidade: Destaca a importância de promover o máximo aproveitamento e integração de bases de dados e interfaces, permitindo que diferentes sistemas e plataformas de informação possam interagir e trocar dados de forma eficiente e segura.

VI – Privacidade e Segurança da informação: Enfatiza a importância de investir continuamente no desenvolvimento de soluções tecnológicas que garantam a segurança física e lógica de dados e informações. Proteger a privacidade e a segurança das informações é fundamental para preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, bem como para garantir a confiança dos usuários nos serviços prestados pelo governo.

VII – Integridade: Este princípio destaca a importância de investir no desenvolvimento de soluções tecnológicas que possibilitem a implementação de ações e medidas institucionais para prevenção, detecção e punição de práticas de corrupção, fraude, desvios éticos e outros ilícitos. É fundamental garantir a transparência e a integridade das atividades governamentais, promovendo uma cultura de conformidade e ética em todas as esferas da administração pública.

O CPS enviou seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para avaliação pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETIC), após aprovação pelo Gabinete da Superintendência. Esse processo ocorreu após discussões internas extensas envolvendo as coordenadorias e áreas relevantes, com o objetivo de buscar soluções que promovam a ampliação da transformação digital na instituição.

PERÍODO DE REVISÃO

O período de revisão das iniciativas do PDTIC ocorre nos meses de fevereiro e março, de todos os anos. Durante esse período, a Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicações (UTIC) inicia discussões com as diversas áreas da instituição para que elas encaminhem suas propostas de iniciativas. Essas propostas são primeiramente discutidas internamente e, posteriormente, são atualizadas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para revisão pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETIC).