Filtro de Daltonismo

Redução de espaço de armazenamento para os usuários do domínio @FATEC

COMUNICADO IMPORTANTE REDUÇÃO DE ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO PARA OS USUÁRIOS DO DOMINIO @fatec Informativo Divisão de Informática: 001/2024 Prezado(a) Diretor(a), Desde 2007, o Centro Paula Souza (CPS) desenvolve parceria educacional com a empresa Microsoft, por […]

27 de maio de 2024 2:47 pm Destaque

REDUÇÃO DE ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO PARA OS USUÁRIOS DO DOMINIO @fatec

Informativo Divisão de Informática: 001/2024

Prezado(a) Diretor(a),

Desde 2007, o Centro Paula Souza (CPS) desenvolve parceria educacional com a empresa Microsoft, por meio de convênio de cooperação técnica educacional, para oferecer seus produtos de forma gratuita aos docentes e discentes. A iniciativa acadêmica da própria empresa, apresentada como Microsoft Education, disponibiliza recursos para os professores e estudantes que demonstram possuir vínculo ativo com a instituição, pode ser consultada no link https://www.microsoft.com/pt-br/education

 É importante ressaltar que não cabe ao CPS determinar os produtos, ferramentas ou cursos ofertados, assim como limites, ou as políticas operacionais da empresa. Ao longo dos anos, vários produtos e serviços passaram por mudanças em sua nomenclatura, foram aprimorados ou até mesmo descontinuados. Um exemplo é o SkyDrive, cujo nome foi atualizado para OneDrive, com o limite de espaço aumentando gradativamente até atingir 5TB de armazenamento.

Em fevereiro de 2024, a Microsoft anunciou mundialmente a redução do espaço de armazenamento em nuvem para instituições de ensino, afetando a operação dos produtos OneDrive, SharePoint e Outlook/Exchange, alegando o objetivo de reduzir as emissões de carbono e minimizar o impacto no aquecimento global e nas mudanças climáticas. Essa decisão impacta diretamente a utilização do recurso pela comunidade do CPS, afetando todos os acordos acadêmicos firmados com a empresa por outras universidades e instituições de ensino, portanto, não é uma ação exclusiva no CPS.

Segundo o anúncio oficial da Microsoft, o espaço de armazenamento vinculado às contas no OneDrive, Outlook (e-mail), Sharepoint foi reduzido pela empresa. Porém, devido às características e dimensões de licenciamento do Centro Paula Souza o limite por usuário será disponibilizado conforme quadro apresentado abaixo:  

Novos limites para domínios@fatec
Professores2GB
Funcionários Administrativos2GB
Contas de DepartamentosSem espaço
Alunos700MB
Ex-alunosSem acesso ao OneDrive

Para chegar a essa dimensão, leva-se em conta que o domínio @fatec, que atualmente possui um espaço de armazenamento de 100TB, passará a ter esse total compartilhado com todos os professores, alunos, servidores e departamentos.

Esclarecemos que, se o usuário não remover os arquivos, adequando-os ao novo limite de espaço, a Microsoft realizará o bloqueio dessa conta (Outlook/Exchange, OneDrive, Sharepoint). Após 30 de junho de 2024, cada usuário precisará garantir que está dentro do limite de armazenamento. Quem ultrapassar o limite do OneDrive, por exemplo, receberá um aviso da Microsoft e terá acesso somente leitura ao OneDrive. Quando isso acontecer, o usuário não poderá carregar nenhum arquivo novo em seu OneDrive. E se ultrapassar o limite do Outlook, não poderá enviar ou receber e-mails. Em um prazo de 60 dias os arquivos serão excluídos pela própria empresa.

Para saber mais sobre a decisão da Microsoft, consulte a página abaixo:

Alterações às ofertas de armazenamento no Microsoft 365 Educação
https://www.microsoft.com/pt-pt/education/products/microsoft-365-storage-options#:~:text=A%20partir%20de%20fevereiro%20de,100%20TB%20do%20inquilino%20escolar.

As contas @cps não sofrerão ajustes nos espaços de armazenamento, por se tratar de contrato comercial firmado entre CPS e a Microsoft.

Informamos que o Centro Paula Souza realizou várias tratativas com a Microsoft buscando minimizar os impactos desta ação. No entanto, por se tratar de uma ação global da empresa, a redução foi mantida em todas as concessões educacionais gratuitas da empresa.

Diante do exposto, solicitamos ampla divulgação deste comunicado junto à comunidade acadêmica para que não ocorra o bloqueio das contas inoperantes. Pedimos também sua colaboração e de sua equipe para nos ajudar na adequação do espaço, reduzindo assim problemas e perdas pedagógicas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Divisão de Informática

Centro Paula Souza

Compartilhe


Veja também