Filtro de Daltonismo

Certificado Digital

É a identidade digital para uma pessoa jurídica ou física através do meio eletrônico. Esse certificado tem a mesma validade e autenticidade jurídica da assinatura em papel e o certificado permite que vários serviços sejam feitos sem a necessidade presencial, o que apresenta: transparência, agilidade, sustentabilidade e redução de custos nos processos.

Ele pode ser emitido em um cartão inteligente (específico para certificados digitais), um token (que se assemelha a um pen drive) ou ainda instalado em um computador.

Qualquer pessoa pode realizar de qualquer lugar as transações eletrônicas com uma certificação digital.

A aquisição dos certificados digitais é realizada pela Divisão de Informática através de processo de licitação.

O Certificado Digital é de uso pessoal e intransferível.

 

Categorias

Software

Serviço disponível para

Servidor

Quem pode solicitar

Servidores que precisam acessar plataformas, sites que precisam de certificado digital e fazem publicações para o cumprimento de obrigações legais.

Serviços compatíveis

Os serviços compatíveis com os certificados digitais podem ser consultados no link https://certificadodigital.prodesp.sp.gov.br/certificado-digital/qual-certificado-adquirir.

Documentação necessária

A documentação necessária para a emissão do certificado digital pode ser consultada no link https://certificadodigital.prodesp.sp.gov.br/certificado-digital/documentacao-necessaria/pessoa-fisica.

Como solicitar

Os servidores alocados na Administração Central podem solicitar certificados digitais através do HelpDesk.

Os servidores alocados nas unidades de ensino devem solicitar certificados digitais através do e-mail atendimento@cps.sp.gov.br

 

 

Como emitir o Certificado Digital

Após a disponibilização do voucher pela DI, o usuário deverá acessar o link https://certificadodigital.prodesp.sp.gov.br/certificado-digital/voucher, e realizar o agendamento para a emissão do certificado digital.

A emissão é realizada em local, data e hora agendados pelo fornecedor mediante a apresentação da documentação necessária (ver item Documentação necessária).

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo canal atendimento@cps.sp.gov.br.

Compartilhe